quinta-feira, 22 de novembro de 2018

“O engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha”



“O engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha”, além de ser merecidamente considerada um clássico da literatura universal é uma das leituras mais fluídas, prazerosa e engraçadas que se pode imaginar.
Uma obra aparentemente sem pretensão de ensinar, instruir ou levar o leitor a profundas reflexões, mas, no entanto acaba exatamente de sê-la exatamente assim, e cumpri tais funções mesmo sem a explícita pretensão. Muito embora, toda a obra clássica traga em si tais atributos, “O engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha” apresenta tais fatores de modo bem peculiar.
É sobremaneira a forma em que levar o leitor ao riso e com tamanha facilidade e naturalidade que não se dá conta de imediato que se está apreciar a leitura de um livro ou a vivenciar de fato a história.
Por outro lado, inevitavelmente leva o leitor a pensar o quanto tem sido quixotesco ao longo da própria vida, e quantos ‘Sancho Pança’ já se aproveitou dele; Bem como quantos ‘Dom Quixote’ encontramos ao longo da vida que creem na realidade de suas fantasias, e por vezes nos força a participar delas... Oh céus!
Certamente um bom livro para fazer rir, refletir e nos emaranharmos no mundo da fantasia, lembrando-nos sempre que para vivermos grandes aventuras, não se tem idade, mas vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário