segunda-feira, 10 de outubro de 2011

SERÁ QUE O CRIADOR DO “LANTERNA VERDE” LEU NIETZSCHE?!?



Entre as poucas, ou quase nenhuma opção que tenho de escolher filmes no local em que me encontro, praticamente, á única que me resta é assistir filmes infantil e infanto-juvenil com os sobrinhos, um dos últimos que vi foi o “Lanterna verde”.
       O filme é praticamente mais um filmezinho, de mais um dos inúmeros heróis que povoam a imaginação do público infantil, juvenil, infanto-juvenil e demais adeptos.
       Porém, o que de cara me chamou atenção no filme foram o perfil do mocinho, de alguns dos personagens e a fonte de poder do nosso herói, à vontade. O que me levou a pensar as seguintes coisas – será que o criador do “Lanterna verde” leu Nietzsche?!Seria o lanterna verde um exemplo do super-homem nietzschiano?!Ou a minha ânsia de ver coisas interessantes está me levando á ver coisas?!
       Não sei!Não sei! Não sei!!! Mas os aspectos que me levaram á levantar estas especulações foi coisas do tipo – o mocinho é um tanto quanto arredio a ética vigente; quase totalmente irresponsável pros padrões; quase que desapegado afetivamente de quase todos a sua volta; e principalmente, parece-me que o dogma do filme é não ter medo de ter medo, ou seja, a superação do medo, a superação das barreiras; e a fonte de poder é a vontade.
       Ora, superação das debilidades humanas para auto se superar, voar cada vez mais alto, desapego... Bom, pra mim são índices evidentes no filme que me levaram a tais e tais ‘achismos’, e pra completar, a força motivadora, a fonte de energia dos heróis do filme é à vontade.
       Ok! Chame-me de tosca, se quiserem, mas superação, vontade... São alguns dos aspectos e termos que me lembraram do velho louco que conhecemos pelo nome de Nietzsche.
       E de mais á mais, francamente, foi exatamente isso que me chamou a atenção no filme, o que realmente ache de interessante e me fez assisti-lo até o final sem tirar de dentro!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário