quarta-feira, 4 de maio de 2016

“AS PIADAS DE ZIZEK” E A PIADA DO BRASIL




Inevitavelmente temos que concordar com o senso comum quando diz que piadas filosóficas são em sua maioria sem graça e maçante, mesmo não podendo negar que um bom filósofo dá show de filosofia até contando e explicando uma piada horrível e completamente sem graça.
É o caso de Slavoj Zizek no livro “As piadas de Zizek” que entre as inúmeras piadas filosóficas que são apresentadas por ele, todas elas são de fato instrutivas e cumprem bem o seu papel filosófico, no entanto o papel humorístico... Poucas, muito poucas satisfazem esse quesito.  A única que me lembro de majestosamente satisfazer o quesito filosófico e humorístico encontra-se nas primeiras páginas do livro: ‘uma piada vulgar sobre Cristo’, que além de arrancar uma boa risada, leva a pensar imediatamente na piada do Brasil. Principalmente levando em conta os dias correntes, que se vive a piada do ‘gigante acordou’, onde o sujo fala do mau lavado, onde câmera de deputados é transformada em show de entretenimento barato com uma pitada de horror e alguns poucos que querem salvar o que não pode ser salvo, ou curar o que não quer ser curado... Assim como na ‘piada vulgar sobre Cristo’ – que Maria Madalena tenta seduzir Cristo e mostra a sua genital, e Ele a julga como uma ferida e tenta curar, ao passo que Maria Madalena sai apavorada, correndo e gritando.
  Moral da piada – cuidado com as feridas que você quer curar, pois as pessoas que as tem podem gostar de tê-las e não querer curá-las! O que é praticamente o caso do Brasil, a presidenta quis curar a ferida da corrupção que consome o país, e todas as castas que carrega essa ferida saiu correndo e gritando para não serem curados, e apavorados transformou o país inteiro num show pirotécnico de hipocrisia, vergonha, horror... Já que todos querem continuar com suas feridas e de quebra mostrar que quem quer curá-los também tem uma dessas.
E assim sendo, podemos seguir rindo com a piada que é o Brasil e nos instruindo com as piadas filosóficas de Zizek!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário