sábado, 2 de fevereiro de 2019

O HOMEM QUE VIU O INFINITO



“O homem que viu o infinito” conta a trajetória de um dos maiores matemáticos e autodidata da Índia e suas experiências com outros grandes matemáticos e filósofos de Cambridge e consequentemente com os grandes gênios da matemática mundial.
         O filme apresenta de início as angústias e as dificuldades de pessoas que gostam de coisas distintas da maioria, e encontram ao longo da vida preconceitos, discriminações, rejeições e toda sorte de despautérios do vulgo, inclusive do círculo de pessoas mais próximas. E tudo isso é ainda pior quando a condição financeira é das piores e se é responsável financeiramente por uma mãe e uma mulher, como é o caso de Ramanujan o maior matemático da Índia.
         No entanto, essas foram apenas algumas das dificuldades enfrentadas por o gênio indiano da matemática, que depois de muito penar e sofrer inúmeras rejeições dos seus concidadãos consegue atenção de um dos maiores e mais renomados matemáticos de Cambridge, Prof. Hardy, que decide leva-lo a Inglaterra para ajuda-lo a desenvolver suas teorias e descobertas matemáticas, formaliza-las e revolucionar alguns padrões da matemática.
         Uma vez em Cambridge o gênio indiano além de ter que lidar com a saudade da mulher que ficara na Índia e todas as diferenças culturais, ele ainda tem que aprender a lindar e superar todas as formas de preconceitos e invejas típicas do ‘mundo acadêmico’.
Em face de tanto, superação, perseverança e persistência, parecem ser as palavras que melhor define esse gênio indiano da matemática que teve uma vida cheia de dificuldades, sofrimentos e injustiças, mas que superou tudo preservou e persistiu até publicar suas descobertas matemáticas e levar a cabo o que ele tinha como sua missão - conseguir passar a diante os conhecimentos que lhe eram revelados pelo que ele chamava de deusa – e contribuir de maneira relevante para a matemática.
Felizmente toda a sua luta foi simbolicamente compensada e seu propósito realizado, em sua breve vida de trinta e dois anos ao ser aceito na real sociedade de Cambridge onde se encontrava os homens mais respeitados da matemática no mundo, e em fim suas terias e descobertas matemáticas serem aceitas, difundidas e publicadas para o mundo.
Certamente, “O homem que viu o infinito” é uma intrigante história de superação, perseverança e persistência de um gênio que decide a todo custo levar a cabo o que considerava ser a sua missão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário