domingo, 17 de abril de 2011

A MAIS NOVA PREMIAÇÃO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS


Nos últimos dias a mídia noticiou a mais nova peripécia da Academia Brasileira de Letras, a premiação, solenidade, ou sei lá o que prestada ao afamado jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho. Confesso que até agora eu não consegui entender os motivos e a lógica de tanto.
Muito embora alguns membros da Academia tenham explicado e se explicado! Eu na consegui entender. Céus!!! Perdoe-me a ignorância e a impertinência em tentar entender o porquê da premiação e da solenidade prestada ao afamado jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho.
Até onde sei, ele é jogador de futebol, e o fato dele desempenhar muito bem o seu papel dentro de campo e ser premiado e reverenciado por isso no seu campo simbólico, em sua área de atuação não implica que ele também tenha que ser reverenciado e premiado no campo das letras. Ou implica? Não sei, acho que não sei é de nada! No entanto, o que nestes últimos dias fiquei sabendo é que muito embora o Ronaldinho Gaúcho mal conheça as ‘letras’ e mal saiba se expressar corretamente ele foi premiado e solenizado pela Academia Brasileira de Letras, que creio ter sido sabiamente fundada com fins bem específicos pelo Memorável Machado de Assis (que a estas horas deve está um tanto quanto perplexo na tuba com tal ato).
Porém, mais do quere entender o porquê dos memoráveis da Academia Brasileira de Letras, que devem ter muitas razões celebres e sapientíssimas pra tanto, e que talvez eu nunca vá entender e muito menos concordar, eu gostaria mesmo era de saber do nosso Jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho, - o que está premiação e solenidade representou pra ele? Tem de fato alguma significação? Qual? Qual o real sentido disto pra ele? E sinceramente, o que tudo isso representou? Como ele se sente sendo o mais novo premiado e homenageado da Academia Brasileira de Letras? O que ele teria a dizer-nos deste fato memorável? Em fim são perguntas que me intrigam desde o conhecimento do fato.
Entremente, diante das tantas perguntas sem respostas, a única coisa que posso dizer e me confortar é como o fato de saber que isto é Brasil!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário