segunda-feira, 1 de agosto de 2011

"Fazer um curso de filosofia, afinal não dar pra ter uma carreira com este curso!"

Nestas últimas férias de julho, acabei assistindo á um monte de filmes - bobos, ruins, mais ou menos, bons... Em fim, de todos os tipos quase sempre acompanhada de uma galerinha pré e adolescente que povoou a minha casa. E entre os filmes vistos, um deles foi  "Eclipse", acho que o último filme  lançado da saga crepúsculo. E não sei por que raios de motivação fiquei com vontade de assisti-lo novamente com mais atenção. No entanto, da segunda vez que assistir o filme, uma bendita fala me chamou a atenção, despertando até uma certa reflexão por uma meia verdade quase incontestável, que é proferida por uma personagem no discurso de formatura da turma de Bella(a mocinha tesão do momento), e entre as coisas que foi proferida no discurso, a sentença que me chamou a atenção foi - (...)" estamos na fase de cometer erros, pegar ônibus errado... Fazer um curso de filosofia,afinal não dar pra ter uma carreira com este curso!"
Bom, é verdade que é quase impossível ter uma carreira milionária, famigerada, promissora...., com um curso de filosofia (eu poderia até me citar como exemplo de tal sentença,KKK). Porém, desprezo com toda a minha alma a conotação de que fazer um curso de filosofia seja um erro, ao contrário, acho que pode ser um dos maiores acertos da vida de uma pessoa, algo que concerteza a faria bem melhor. Ao menos é o que eu penso da soberba escolha de fazer um curso de filosofia(escolha muito criticada diga-se de passagem), que fatalmente não é fácil ter uma carreira com ele, por outro lado o curso pode lhe dar coisas impagáveis tipo - autonomia de pensamento, criticidade, capacidade de análise e percepção próprias, aprender a não se limitar apenas as posições e opiniões esboçadas pelos meios de comunicações mediáticos, ou de governantes toscos, de eixo do mal ou do bem, da ditadura da moda ou da 'beleza', da indústria fonográfica, das celebridades fúteis e vazias da vez... Em fim aprender a pensar além desses e  de diversos outros oráculos que dominam e regulam uma boa parte das pessoas que fazem ou fizeram outros cursos que dar pra pensar em uma grande e afamada carreira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário