sexta-feira, 11 de maio de 2012

TUDO QUE PODEMOS FAZER É MUDAR A SITUAÇÃO...


Dentre as poucas leituras que tenho feito nos últimos dias, uma que me chamou a atenção e me levou a refletir sobre certas coisas foi o “Tratado da Natureza humana” de David Hume’, especificamente a parte 2, livro 3, em que ele diz  - “Os homens não são capazes de curar radicalmente, em si mesmos ou nos outros (...)Tudo que podemos fazer  é mudar a situação...”
E exatamente estas sentenças quebradas e ate descontextualizadas me fizeram pensar – até onde as pessoas são o que são ou só refletem a situação em que estão inseridas? E é fato que mesmo algumas pessoas nem são, e tudo que existe nelas e que elas são é a situação em que se encontra.
Aí comecei a pensar em várias pessoas que conheci e constatar que factualmente – poucas pessoas são; a maioria simplesmente reflete a situação em que estão inseridas; e outra grande maioria nem se quer sabem o que são, onde estão e muito menos a situação em que estão inseridas ou que foram inseridas.
Então lembrando alguns exemplos bem particulares, lembrei que – tive um amigo na graduação que tínhamos pretensões semelhantes, do tipo ser filósofos, mesmo que á contramão. Hoje ele é músico, e aí não mais amizade com pretensa filósofa á contramão, ou seja, mudou a situação;
- Tive outro que podemos dizer que éramos a filosofia em ebulição. Hoje ele é mestrando, e aí não mais amizade com pretensa filósofa só com a graduação, ou seja, mudou a situação;
E só pra finalizar os exemplos, tive várias amigas e algumas delas riam de mim quando me encontravam em dias de florzinha. Hoje essas amigas encontraram companheiros ou companheiras e viraram desprezíveis dondoquinhas  completamente sub julgadas por estes(as), ou seja, mudou a situação.
Bom, na verdade até que entendo todas essas situações; ate que concordo com o ilustre David Hume quando ele diz que “Os homens não são capazes de curar radicalmente, em si mesmos ou nos outros (...). Tudo que podemos fazer é mudar a situação...” Mas infelizmente isso não satisfaz a indagação - até onde as pessoas são o que são ou só refletem a situação em que estão inseridas?
Bom, aí então eu continuo cá com tais indagações e com David Hume que pra melhorar ou confundir mais ainda essa questão, sabiamente ainda diz que – “nada aviva mais uma idéia que uma impressão presente e uma relação entre essa impressão e a idéia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário